Quem tem livros esquecidos na estante e deseja renovar as possibilidades de leitura pode participar da Feira de Troca de Livros da Faculdade de Educação da USP. A atividade começou ontem (23) e vai até sexta-feira (26), das 13h30 às 19h30, no campus da USP, no Butantã, zona oeste da capital. A entrada é gratuita e aberta tanto à comunidade universitária quanto ao público externo.
Promovida desde o segundo semestre de 2024, a iniciativa busca estimular a circulação de livros, ampliar o acesso à literatura e incentivar práticas sustentáveis por meio da economia circular. Além disso, a feira se consolida como um espaço de encontro, diálogo e descoberta de novas obras, promovendo a interação entre estudantes e diferentes públicos.
A atividade também contribui para a formação dos alunos envolvidos na organização, que atuam na seleção e curadoria dos exemplares, além da mediação com leitores de diferentes idades e perfis.
Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação. A cada exemplar entregue, o participante recebe um vale-troca, que poderá ser utilizado para escolher outro livro disponível nas mesas da feira.
Serão aceitos livros de literatura nacional e estrangeira, inclusive em outros idiomas, literatura infantil e juvenil, histórias em quadrinhos e obras teóricas ou de referência na área de ciências.
Não serão aceitos dicionários, enciclopédias, manuais, apostilas ou exemplares com rasuras, folhas soltas, sinais de traças ou fungos. Materiais que não se enquadrem nessas categorias poderão ser avaliados pela equipe organizadora.



